Coordenação da ESR se reúne na Bahia

A reunião anual dos coordenadores nacionais da Escola Superior de Redes (ESR), e suas representações regionais, aconteceu em Salvador, nos dias 11 e 12 de novembro, no hotel Vila Galé, em Ondina. Dessa vez foi realizada a oitava reunião nacional da ESR, "um momento rico de troca de informações e construção para o ano seguinte", descrevem os organizadores. As atividades de todas as sedes da ESR, rigorosamente planejadas, resultam na satisfação dos clientes participantes dos cursos e eventos que acontecem nas sedes regionais.

Com unidades que promovem capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em 7 capitais brasileiras, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) já promoveu, através das ações da ESR, a capacitação de recursos humanos nas universidades e Institutos Federais brasileiros, além de outras instituições. Na Bahia, por exemplo, as metas dos organizadores beneficiaram instituições de todo o estado. De modo particular, a UFBA teve ótimo aproveitamento das 60 vagas disponíveis a cada ano. Dos cursos de Rede e Infraestrutura de TIC até as temáticas de planejamento e Governança Corporativa, as capacitações se estendem em estratégias baseadas em parcerias e, também, com resultados comerciais consistentes no atendimento de demandas de diversas outras instituições.

Nessa linha de funcionamento, profissionais de várias instituições do estado e de prefeituras baianas, além de instituições privadas, participam dos cursos da Escola Superior de Redes, sediada na STI-UFBA. Para a Universidade, as 60 vagas anuais disponibilizadas, favoreceram nos últimos dois anos unidades como Teleufba, Hospital Edgard Santos e Escola Politécnica, além dos outros campi avançados, no interior. A STI, como parceira direta e com infraestrutura e espaço físico integrados, se destaca no número de profissionais que já foram capacitados pela ESR.

O evento garantiu as presenças das lideranças nacionais e das representações das sedes estaduais:

• Luiz Coelho - Coordençao Nacional
  • Adriana Pierro, Célia Maciel Evellyn Feitosa, Felipe Nascimento, John Forman, Lourdes Soncin, Renato Duarte, Yve Marcial - Coordenação Nacional - Rio de Janeiro
  • Cristiane Medeiros, Derlinéa Miranda, Edson Kowask, Elimária Barbosa e Luiz Carlos Lobato - Coordenação Nacional - Brasília
  • ESR de Belém, Brasília, Cuiabá, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro - Coordenadores em cada escola regional
  • Cora Santana e Graça Lisboa, analistas da STI - respectivamente coordenadora acadêmica e coordenadora geral da ESR - Salvador

Em paralelo ao evento realizado no hotel os participantes visitaram a STI, oportunidade para as demais lideranças conhecerem o ambiente do PoP-BA e as instalações da Escola Superior de Redes na UFBA. A visita foi estendida com um jantar no espaço de confraternização da ESR.