RNP inicia em Salvador a primeira capacitação do projeto Cidades Digitais

Visando preparar a administração pública de cidades do interior do país para gerenciar as tecnologias disponibilizadas pelo programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom) , aconteceu no dia 17/02 a abertura da primeira turma de capacitação de servidores públicos de cidades com até 50 mil habitantes, selecionadas e contempladas por edital.

A ESR - Escola Superior de Redes de Salvador (BA) -, como uma das unidades de serviço da RNP, foi escolhida para dar início ao ciclo nacional de capacitação em Governança de Tecnologia da Informação. Na ocasião os alunos foram recebidos pelo Coordenador Nacional da ESR, Luiz Coelho e  pela Coordenadora do POP-BA da RNP e da ReMeSSA (Rede Metropolitana de Salvador), Claudete Alves, também Presidente do Comitê Gestor da Redecomep de Salvador. A abertura da aula inaugural ficou por conta de Diego Aguilera, Coordenador-Geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom. Segundo ele, o objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar, da melhor forma, toda a tecnologia disponibilizada pelo programa, maximizando os benefícios para a população.

As cidades de Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, e Lauro de Freitas estavam entre os 11 municípios baianos com representantes na aula inaugural, com total de 18 servidores públicos.  A turma contou também com participantes de Rio Acima (MG), São José do Vale do Preto (RJ) e Uruçuca(BA).

O curso teve a duração de duas semanas, com oito horas de aulas por dia. Além dos Fundamentos de Governança de TI (GTI2) e Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3), ministrados pelo instrutor Leandro Pfeifer Macedo, e Gerenciamento de Projetos (GTI6), conduzido pelo instrutor Francisco José Silveira de Vasconcellos, também está prevista a realização de outros cursos, nos eixos de Gestão Estratégica, Operacional de Redes e Operacional de Sistemas Linux.

O objetivo das capacitações é desenvolver as competências, a sustentação e a implantação das redes nos municípios, incluindo os níveis estratégico, tático, operacional redes e operacional sistemas. A ESR, sediada em 7 capitais brasileiras, é a responsável pela capacitação de 1200 funcionários das 80 prefeituras contempladas na primeira fase do projeto.

A próxima capacitação do projeto Cidades Digitais será realizada no dia 17 de março, em Curitiba, no Paraná.