Proposta de PDTI 2014-2016

Publicado em agosto de 2014
Atualização em 22 de setembro de 2016

A entrega da Proposta de PDTI 2014-2016 à Reitora Dora Leal, em 18/08/2014, marca uma etapa de um trabalho elaborado ao longo de quase dez meses, voltado para o planejamento das políticas, diretrizes, objetivos estratégicos, metas e ações de TI (Tecnologia da Informação) para a Universidade. Esse planejamento leva em consideração o quanto as atividades administrativas e acadêmicas dependem da tecnologia e estão cada vez mais relacionadas com o tratamento adequado das informações, do seu fluxo e disponibilidade para a comunidade interna e para a sociedade. Essa forte dependência das políticas e práticas de TI, demandam ações de planejamento e investimentos permanentes, alinhados com as necessidades da UFBA. A consulta à comunidade (Diretorias de Unidades Universitárias e demais Órgãos da UFBA) foi uma das premissas para fundamentar a proposta do PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação), modelado para o período remanescente do atual PDI da UFBA, e elaborado como atribuição do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI). Os trâmites seguiram em um conjunto de reuniões semanais da Equipe de Elaboração do PDTI, desde 25 de outubro de 2013. As etapas a seguir resumem as sistemáticas de trabalho ao longo do período:

1. Objetivo: Elaboração do PDTI a partir de solicitação do CGTI

• Constituição da Equipe de Elaboração do PDTI (EqPDTI) através de portaria da Reitora, com representantes da STI, PROPLAN, PRODEP, DCC e LET

2. Constituição da Equipe de Elaboração do PDTI (EqPDTI) através de portaria da Reitora, com representantes da STI, PROPLAN, PRODEP, DCC e LET

3. Adoção do Guia de Elaboração de PDTI do SISP como modelo de referência

• Metodologia em três etapas: Preparação, Diagnóstico e Planejamento

4. Reuniões com o CGTI para definição e aprovação do Plano de Trabalho e objetivos estratégicos a serem abordados no plano:

• desenvolvimento de RH de TI

• Desenvolvimento e Gestão de Sistemas de Informação

• Atualização e Ampliação da Infraestrutura

• Aprimorar a Governança de TI

• Ampliar o uso de TICs na Educação

5. Processo de levantamento das necessidades de TI das pró-reitorias, superintendências, órgãos e unidades universitárias, com as respectivas prioridades

6. Elaboração do plano de metas e ações baseado nas necessidades levantadas (consulta à comunidade) e objetivos estratégicos definidos

• Total de 26 metas e 88 ações.

A proposta entregue à Reitora está disponível para consulta pela comunidade e somente após apreciação e aprovação pelo CONSUNI produzirá efeitos como como plano institucional vigente.

As diretrizes para as capacitações na área de TI foram contempladas no capítulo 12 da proposta de PDTI, ressaltando-se o aumento da complexidade para o plano de gestão de pessoas, onde é referenciado o documento elaborado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC/ANDIFES) e descreve a escassez histórica de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação, tão necessários para atender áreas e especialidades com grandes exigências de qualificação.

Como em todo processo de planejamento, o PDTI é um documento vivo, que deverá subsidiar o planejamento, implementação e acompanhamento das ações nele previstas, e deverá ser revisado de forma sistemática anualmente ou quando forem identificadas necessidades específicas.

A elaboração do PDTI está alinhada com as diversas ações na área de Governança de TI, que visam ao aumento da maturidade da governança institucional e à garantia que as tecnologias e sistemas de informação agreguem valor à instituição no cumprimento da sua missão.

Informação complementar, atualizada em 22/09/2016:
Avanços ao longo do ano de 2015 e 2016, conduzidas pelo CGTI e alinhadas com a gestão atual da Reitoria, apresentam em 19/09/2016 na reunião do Conselho Universitário uma proposta do PDTI atualizado para o triênio 2014-2017: Proposta de PDTI 2014-2017.