STI no Workshop de TIC das IFES

A STI enviou representante para apresentação de trabalho em mais uma edição do Workshop de TIC das IFES. O encontro aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 3 e 5 de agosto, na UFMG, com a participação de profissional da STI, no IX WTICIFES (WORKSHOP DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS IFES).

Rafael Gomes, analista da Coordenação de Redes e Infraestrutura da STI, apresentou o artigo Docker - Infraestrutura como codigo, com autonomia e replicabilidade. O trabalho foi assinado por ele, em parceria com Rodrigo Rocha, da Coordenação de Sistemas de Informação. Os analistas, ambos da STI, apresentaram o estudo que avalia os meios para atingir maior autonomia, documentacão e replicabilidade para o desenvolvedor de software. O modelo se aplica na rotina das atividades da STI, e prevê a utilização de interface web no gerenciamento de parte dos ambientes para dar maior apoio ao desenvolvimento e manutenção de software.

O artigo propõe o uso da ferramenta Docker, em conjunto com outras soluções, visando minimizar os impactos das deficiências na atualização da infraestrutura nos ambientes de TI, no apoio ao desenvolvimento e manutenção de software. Certas deficiências no ambiente de desenvolvimento são, muitas vezes, consequentes da ausência de documentação confiável, que inviabiliza os ajustes na infraestrutura nos ambientes de TI, avalia o estudo. O resultado prático, na STI, consolidou avanços: "o Docker tambem estabelece um padrão de empacotamento de solucões. ou seja, uma vez criada a estrutura do ambiente ela pode ser facilmente replicada, usada como referencia para a criacão de novas estruturas". A autonomia para o desenvolvedor está na facilidade da estrutura, disponibilizada (ou replicada) facilmente para novos projetos. O acesso completo ao artigo está disponível no link.