STI representa a UFBA na 17ª edição do WTICIFES, maior evento de Tecnologia da Informação voltado às Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil

Entre os dias 12 e 14 de agosto, ocorreu em Santarém (PA), a 17ª edição do Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES). O encontro que teve como tema central “IA nas IFES: Desafios, Oportunidades e o Papel Estratégico da TIC”, reuniu representantes de cerca de 50 Universidades Federais de todo o Brasil e contou com a presença da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA.

A STI apresentou quatro trabalhos aprovados: três na modalidade pôster e um na modalidade oral. Os da categoria pôster foram expostos em uma mostra interativa, onde ficaram disponíveis ao público e suscitaram diversas perguntas e trocas de experiências. Comandaram as apresentações, os autores: Cleidson Barreto, coordenador de Sistemas da Informação; Kleber Mascarenhas, coordenador de Segurança da Informação e Vaninha Vieira, superintendente da STI. Já o artigo na categoria oral, de Saulo Brandão, foi apresentado em sessão técnica voltada à Inteligência Artificial, despertando grande interesse e interação da plateia.

A programação do evento foi marcada por uma diversidade de atividades. O primeiro dia trouxe palestras técnicas de patrocinadores e o painel “Estratégia de TIC nas IFES”, reunindo gestores de diferentes Universidades. O segundo dia deu início às apresentações dos trabalhos técnicos submetidos pelas Instituições, momento de intensa troca de experiências e debates, incluindo a sessão de pôsteres, que manteve fluxo constante de visitantes.

O encontro também contou com painéis do Ministério da Educação (MEC), proporcionando diálogo direto com gestores públicos sobre investimentos e soluções coletivas para a área de tecnologia. Na oportunidade, a equipe STI realizou entrega de exemplares da 4ª edição da revista Trilha Digital que celebra os 50 anos de história da STI.

Em um relato, a coordenadora de Projetos Especiais, Claudete Alves, uma das representantes da STI no evento, falou de sua experiência:

“O WTICIFES é um evento de peso, muito bem organizado, com palestras, painéis e momentos de intensa troca de conhecimento. A sessão de pôsteres foi especialmente rica em interações, com perguntas constantes do público. Também tivemos contato com a cultura de Santarém, apresentações de música e dança, além da culinária regional, que tornaram o encontro ainda mais marcante. Foi uma experiência inesquecível.”

Além dos paineis técnicos da WTICIFES, os encontros proporcionaram aos participantes uma imersão na cultura paraense. Houve apresentações de música e dança típicas, como o Carimbó, além de momentos de confraternização que destacaram a culinária regional - a exemplo do tradicional tambaqui assado e do açaí consumido em sua forma mais pura. Os presentes também puderam vivenciar experiências às margens do rio Tapajós, como passeios fluviais, banho de rio e pôr do sol na orla de Santarém, um encontro com a ancestralidade viva e inestimável:

“a gastronomia regional, os passeios pelas praias e pela floresta encantada (importante área turística de floresta alagada), o pôr do sol na orla e a simpatia das pessoas locais tornaram cada momento do evento inesquecível.” destaca Claudete.

A participação da UFBA no WTICIFES 2025 reforça o compromisso da Universidade com a inovação tecnológica e a colaboração entre Instituições Federais. A primeira edição do workshop, foi coordenada pela ex-diretora e atual coordenadora de Projetos Especiais da STI/UFBA, Claudete Alves. Para a equipe da STI, o evento foi uma oportunidade de compartilhar experiências, apresentar soluções desenvolvidas na Universidade e fortalecer a integração de conhecimento entre as IFES em torno dos desafios e avanços da tecnologia da informação.

Confira os trabalhos da STI aprovados no WTICIFES 2025

Na categoria apresentação oral, foi apresentado o trabalho:

- Construção de uma solução de chatbot baseada em uma Large Language Model (LLM): O caso da Universidade Federal da Bahia, de Saulo Brandão.

Na categoria poster, foram apresentados os trabalhos:

- Implantação do RustDesk na UFBA: Uma Alternativa de Acesso Remoto em Ambiente Controlado, de Kleber Mascarenhas Junior.

- Um relato sobre os Desafios da Migração do Sistema Acadêmico da Universidade Federal da Bahia para o SIGAA na graduação, de Vaninha Vieira, Cleidson Barreto e Karina Menezes.

- Sala de Crise da UFBA: Integrando Arquitetura e Tecnologia para ampliar a experiência do usuário em interações híbridas e tomada de decisão, de Vaninha Vieira, Ricardo Vieira, Fabrício Porto e Ricardo Quitério. 

Confira todos os trabalhos através do link: https://repositorio.wticifes.com.br/communities/28ccb5ce-aa37-4923-be3c-7949c1ffd27d