PoP-BA foi homenageado em encontro nacional

 

PoP-BA foi homenageado em encontro nacional  

O PoP-BA, Ponto de Presença da RNP no estado da Bahia, foi homenageado no "Encontro Nacional dos Coordenadores de PoPs 2024", pelo seu destaque na contribuição da criação e estabelecimento do processo de adesões e migrações de organizações usuárias ao Sistema RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).  

O encontro, organizado pela Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional (DARI), teve como tema 'Recalculando as Rotas' e reuniu cerca de 82 participantes, incluindo representantes dos 27 Pontos de Presença (PoPs) e convidados das diretorias, que reforçaram a integração e cooperação entre os PoPs e a RNP.  

Ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de junho em Campinas, São Paulo, o evento promoveu mesas temáticas que discutiram, dentre outros assuntos, as parcerias governamentais, relacionamento com os usuários do sistema RNP, segurança da informação e gestão administrativa e a RNP.  

O encerramento, marcado por debate entre os diretores executivos da RNP, destacou a importância em fomentar, cada vez mais, a aproximação dos PoPs com a rede nacional. Foi também o momento dos agradecimentos, em especial ao diretor-geral da RNP, Nelson Simões, que deixará o cargo em 2025, e do reconhecimento especial aos PoPs da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina por destaques em suas atuações e nos resultados alcançados em seus estados ao longo dos últimos anos. 

Na ocasião, Luiz Claudio Mendonça, coordenador geral do PoP-BA, recebeu a homenagem, simbolizada por uma escultura de uma árvore de Ipê, que representa a Rede Ipê, como é chamada a rede acadêmica brasileira, que interconecta as organizações que fazem parte do sistema RNP. No momento da entrega, dedicou a honraria à colega Claudete Alves, coordenadora de Projetos Especiais da STI que coordenou o PoP-BA por vários anos: “Eu fiz questão de compartilhar com Claudete como reconhecimento e homenagem a ela, pelas relevantes contribuições e por tudo que ela representa na história do nosso PoP, do qual eu a considero a verdadeira mãe", disse ele. 

O PoP-BA, tem destaque nacional reconhecido pelos seus pares e pela RNP. Fez história sendo o primeiro do Brasil a realizar uma adesão de instituição ao novo Sistema RNP e é o PoP que possui o maior número de instituições usuárias formalizadas no novo Sistema, criado em 2018.  

 

O que é o PoP-BA? 

O PoP-BA é responsável por manter as conexões de rede das instituições na Bahia com a Rede Ipê, que é como uma grande teia que une instituições acadêmicas, de pesquisa e de saúde em todo o Brasil, permitindo que o conhecimento e a colaboração fluam livremente. Com seus 27 Pontos de Presença espalhados por todas as regiões do país, ela conecta mais de 1,1 mil campi e unidades, beneficiando milhões de usuários. É fundamental para garantir o acesso e a conectividade das instituições de pesquisa e inovação na região. Além disso, o Ponto de Presença da Bahia promove iniciativas na área de tecnologia e segurança da informação, como a Remessa, o CERT.Bahia e o IX.br-Salvador. 

A Universidade Federal da Bahia é a instituição abrigo do PoP-BA que está sediado na STI. 

 

Luiz Cláudio Mendonça, coordenado geral do PoP-BA concede homenagem recebida a colega Claudete Alves, Coordenadora Projetos Especiais da STI.  

 

Ipê recebido como homenagem as contribuições do PoP-Bahia à RNP. O objeto faz referência a Rede Ipê, a rede acadêmica brasileira.