Lista de Discussão
Por meio deste serviço é possível criar e gerenciar listas de discussão. Uma vez criadas as listas, os membros poderão enviar e receber mensagens eletrônicas comuns aos membros. Cada lista tem administradores e moderadores próprios, bem como suas respectivas políticas de uso e configurações.
Administrador é o titular de uma conta que tem perfil com permissão de configuração da lista no geral, sendo que apenas ele pode remover e adicionar novos moderadores.
Moderador é o titular de uma conta que tem perfil com permissão de regular as mensagens enviadas para lista e aceitar novos membros, em listas que possuem a moderação habilitada.
Existem 5 tipos de listas
1) Boletim de Notícia
• Apenas moderadores podem enviar mensagens;
• Adição de membro depende de aprovação da moderação;
• O arquivo de mensagens antigas é mantido por 1 (um) ano no UFBA Listas;
• Acesso aos arquivos de mensagens antigas é restrito aos membros da lista.
2) Lista Privada
• Essa lista não será exibida na relação de listas;
• Apenas os membros da lista podem enviar mensagens;
• Mensagens enviadas por não membros são descartadas automaticamente;
• Adição de membro depende de aprovação da moderação;
• O arquivo de mensagens antigas é mantido por 1 (um) ano no UFBA Listas;
• Acesso aos arquivos de mensagens antigas é restrito aos membros da lista.
3) Lista Privada com Moderação
• Essa lista não será exibida na relação de listas;
• Apenas os membros da lista podem enviar mensagens;
• Mensagens enviadas por não membros podem ser distribuídas apenas após aprovação da moderação;
• Adição de membro depende de aprovação da moderação;
• O arquivo de mensagens antigas é mantido por 1 (um) ano no UFBA Listas;
• Acesso aos arquivos de mensagens antigas é restrito aos membros da lista.
4) Lista pública com moderação
• Qualquer membro pode enviar mensagens, porém ela depende da aprovação da moderação para ser encaminhada aos membros da lista;
• Qualquer membro pode se inscrever na lista, sem necessidade de aprovação da moderação;
• O arquivo de mensagens antigas não é mantido.
5) Lista pública sem moderação
• Qualquer membro pode enviar mensagens;
• Qualquer membro pode se inscrever na lista;
• O arquivo de mensagens antigas não é mantido;
• Não permite envio de mensagens para lista como cópia oculta.
Docentes, técnicos-administrativos e terceirizados.
Criação e exclusão de lista de discussão (somente docentes e técnico-administrativos).
Suporte na utilização do serviço.
O Cadastramento de nova lista deve ser solicitada via Central de Serviços, por meio de uma das formas abaixo:
Por telefone (71)3283-6100;
Por e-mail para helpdesk@ufba.br;
Via web: webdesk.ufba.br
O solicitante deverá preencher o formulário “Solicitação de Abertura de Lista de Discussão” disponível no endereço STI/Formulários, podendo anexá-lo via e-mail ou via web.
Quaisquer outras solicitações que sejam relacionadas às políticas de uso de uma lista de discussão deverão ser encaminhadas aos respectivos administradores e moderadores.
A utilização deste serviço implica na concordância tácita com o termo de uso disponível em listas.ufba.br.
As mensagens enviadas através do UFBA Listas não poderão exceder o limite total de 5 (cinco) Megabytes.
Para cadastramento de uma nova lista, deve-se preencher o formulário disponível no link: https://sti.ufba.br/sites/cpd.ufba.br/files/lista_discussao20l_0.pdf