SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) tem por objetivo atender todos os processos acadêmicos da universidade. Por meio dos módulos e portais, o SIGAA atua desde 2019 com a Pós-graduação (Stricto Sensu) – Mestrado e Doutorado. Os módulos que atenderão aos discentes e docentes da graduação estão em fase de implantação no SIGAA e em breve estarão à disposição da comunidade acadêmica, assim como a Pós-graduação Lato Sensu (Especialização). Além disso, o SIGAA permitirá a gestão dos projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, monitorias, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino à distânciaalém de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual (em pleno funcionamento na pós-graduação Stricto Sensu).

O SIGAA pode ser acessado de acordo com os perfis designados e por meio de Portais específicos, de modo que um mesmo usuário, poderá acessar mais de um perfil.

Assim o Portal Coordenação permite o acesso de docentes e técnico-administrativos (que sejam secretários de programa);

Já o Portal Docente permite o acesso apenas de docentes (Ativos, Visitantes, Substitutos e externos).

Por fim, o Portal Discente permite aos discentes acessar os seus dados cadastrais, documentos, como histórico e atestado de matrícula, além da solicitação de matrícula e interagir no processo de conclusão.

Destaca-se, portanto, que um docente poderá acessar tanto o Portal Coordenação, quanto o Portal Docente, caso esteja atuando como coordenador de programa. Assim como um Discente poderá acessar tanto o Portal Discente quanto o Portal Coordenação, caso seja servidor da UFBA, com exercício em um programa de pós-graduação.

Por outro lado, um discente também poderá acessar o Portal Discente e Docente, caso seja docente substituto ou ativo da UFBA e ao mesmo tempo aluno/a da pós-graduação. Assim, o sistema SIGAA apresenta-se como uma ferramenta que incorpora diversos perfis de usuários com uma única forma de acesso, o mesmo login e senha.

A implantação do SIGAA na UFBA promoveu maior agilidade na execução de processos acadêmicos, de modo que os discentes passaram a ter mais acesso às informações, participassem de forma efetiva de alguns fluxos acadêmicos e adquirissem autonomia para a solicitação de alguns procedimentos acadêmicos.

O processo de conclusão foi aprimorado a partir da implantação do SIGAA, etapa na qual tanto os discentes quanto os programas e instâncias administrativas possuem suas tarefas definidas para a execução ágil, padronizada e satisfatória para o interessado imediato, os discentes concluídos.

Uma novidade do SIGAA foi a maior agilidade e padronização no processo seletivo, etapa de seleção de discentes que se encontra integrada pelo SIGAA, por meio do Portal Coordenação, e tem sido utilizada pela maioria dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Essa funcionalidade do sistema permite maior transparência no processo seletivo por meio do Portal Público do SIGAA, o que facilita tanto a aquisição de informações relativas aos processos seletivos para Mestrado e Doutorado, aberto e em andamento na UFBA, quanto ao acompanhamento do processo seletivo no qual um candidato/a esteja participando, por meio da área do candidato.

Ademais, o processo seletivo executado no SIGAA promoveu a redução de tarefas para as secretarias de Pós-graduação, pois permite que candidatos selecionados sejam automaticamente matriculados com um único clique, ou seja, um processo seletivo todo ocorrido no SIGAA, possibilita de forma segura e célere, o cadastro do candidato como aluno/a da pós-graduação sem a necessidade de preenchimento de um novo formulário de cadastro.

Já o Portal Público, além de facilitar o acesso de candidatos/as aos dados do mestrado e do doutorado aos quais estejam participando, permite o contato com os programas de pós-graduação da sociedade em geral, por meio da obtenção de informações acerca dos docentes, linhas de pesquisas e defesas de mestrado e doutorado realizada, sem a necessidade de logar no sistema para aquisição desses dados, que podem ser utilizados para pesquisas acadêmicas e científicas, ou mesmo para aproximação com os programas.

Disponível em: sigaa.ufba.br

Público alvo: 

Discentes, Servidores técnicos-administrativos e Docentes ativos, externos em geral, substitutos, visitantes e aposentados com vínculo de externos, além de colaboradores terceiros que atuam nos programas de pós-graduação da UFBA.

 

Ajuda rápida: 

Em caso de dúvidas ou ocorrências, enviar e-mail para helpdesk@ufba.br, abrir chamado em webdesk.ufba.br ou ligando para o ramal (71) 3283-6100, informando o nome do usuário, login, ramal, unidade, passo a passo efetuado no sistema até a falha/dúvida aparecer, detalhamento da solicitação e, quando ocorrer, a tela de erro do sistema.

 

Chamados para o SIGAA somente devem ser abertos por docentes ou técnico-administrativos.

Discentes devem procurar o programa de origem para dúvidas e orientações.

Documentação: 

Estão disponíveis no Portal UFBASIM alguns materiais que podem ajudar a sanar as dúvidas existentes e conhecer melhor o sistema: