Publicado em 23/01/2015.
Última atualização em 26/01/2015

Agradecimentos em clima de jogos digitais
Pense num HACKATHON (um conjunto de programadores de computador, reunidos para produzir software). E pense num conjunto de jovens estudantes e profissionais mobilizados num trabalho em rede por um tempo determinado, todos focados num só objetivo, o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Esse desafio já acontece anualmente, em vários coletivos simultâneas pelo mundo, e une talentos em grupos distribuidos entre diferentes países, praticamente em tempo real, não fossem os fusos horários. Trata-se do Global Game Jam, o maior evento simultâneo do mundo na criação de jogos eletrônicos por um período fechado de tempo (48 horas). A ideia cresceu na busca de unir criatividade e talentos, aproveitando a alta conectividade existente entre colaboradores espalhados pelo planeta.
A UFBA também incentiva um grupo que se mobiliza e se integra nessa rede. Em 2014 a STI cedeu espaço de laboratório para o encontro e, mais uma vez, após um ano, hospeda o evento. Nas redes sociais, no ano passado, o grupo se autodenominou FUBAjam. Esse ano o evento inicia nessa sexta, dia 23 de janeiro, 15h30, nos laboratórios 1 e 2 da STI. O evento segue até domingo. Segundo Rodrigo Rocha, Analista de TI da UFBA e responsável local pela organização do espaço e infraestrutura, o desafio começará com a logística para acomodar o grande número de inscritos, cerca de 50, de Salvador, além de algumas cidades do interior, como Feira de Santana. Para amenizar e distribuir os esforços, o uso de notebooks pessoais é predominante.
O Global Game Jam já acontece desde 2008 em diversos países e os resultados da produção dos dois dias de evento estão longe de serem modestos. Em 2014, ao longo dos dois dias do evento, foram produzidos nada menos que 4292 jogos em 485 localizações diferentes, em 73 países. Coerente com toda a motivação e clima de produção, a organização local na Bahia tem nesse ano o nome BahiaIndieDev (Global Game Jam / Bind Edition). E como eles afirmam no site, a Global Game Jam reúne estudantes e entusiastas interessados em planejar e criar jogos durante dois dias. Os grupos são divididos entre funções de programador, artista, designer, game designer, músico, roteirista e produtor, além de outros possíveis. Os desenvolvedores são desafiados tecnicamente e criativamente com a condição de produzir um jogo a partir de um tema específico. Uma oportunidadae para testar as possibiliades e limites de cada desenvolvedor.